O que é o freio a disco?

01/12/2020

Você sabe para que serve e como funciona o disco de freio do carro?

O que é o freio a disco?

Você sabe para que serve e como funciona o disco de freio do carro? Essas informações são fundamentais para garantir uma direção mais segura a todos motoristas, passageiros e pedestres. Com elas, afinal, é possível identificar com agilidade possíveis problemas no veículo e, assim, evitar acidentes e minimizar riscos.

O disco de freio faz parte do sistema de frenagem do carro e é feito geralmente de ferro fundido ou metal. Essencial para um processo de direção seguro, essa importante peça deve passar por manutenções corretas e ser trocada em seu devido tempo.

Aqui no pátio da Bentauto, temos o Volkswagen Virtus TSI ele possui freios a disco nas quatro rodas, melhorando a performance e proporcionando maior resistência ao chamado “fading”, que é a perda de eficiência por aquecimento, como em uma descida de uma serra, por exemplo.

O disco de freio é uma das principais peças do sistema de frenagem, por isso, é essencial que sejam feitas as devidas manutenções para garantir seu funcionamento em perfeitas condições. O ideal é fazer a revisão a cada 5 mil quilômetros ou sempre que notar algum sinal de mau funcionamento, como barulhos e dificuldades de frear o veículo.

Assim, o disco de freio é uma importante peça que, juntamente com as pastilhas e os tambores, constitui o sistema de frenagem do carro. Sejam os discos do seu veículo sólidos, ventilados ou perfurados, é fundamental revisá-los e substituí-los periodicamente.

Gostou deste conteúdo? Com essas informações, ficou fácil entender a função do disco de freio e quando ele deve ser trocado, não é mesmo? Agende a revisão do seu veículo, continue a visita em nosso blog e fique de olho nas nossas redes sociais.