Qual a cadeirinha certa para cada idade da criança?

03/02/2021

Carros e crianças, uma combinação que exige muita segurança e o dobro de atenção não é mesmo?

Qual a cadeirinha certa para cada idade da criança?

Quando são muito pequenos, os filhos precisam de todo cuidado, já quando crescem ficam impacientes, principalmente em longos trajetos. 

Apesar de ser obrigatório o uso da cadeirinha de segurança (Cotran - Resolução 277/2008), muitas famílias ainda têm dúvidas sobre qual o dispositivo indicado para cada faixa etária dos pequenos. Vamos revisar quais são os equipamentos corretos para cada idade? Confira: 

- CRIANÇAS DE ATÉ 1 ANO: Bebê conforto
Até completarem pelo menos um ano de idade – ou atingirem o peso máximo indicado pelo fabricante (geralmente 13kg) –, as crianças devem utilizar o bebê conforto. Esse equipamento é instalado de costas para o movimento, em um ângulo de inclinação de 45º. 

- CRIANÇAS DE 1 ATÉ 4 ANOS: Cadeirinha
De um até aproximadamente os quatro anos de idade – ou enquanto estiverem na faixa de peso indicado limite pelo fabricante do dispositivo (geralmente de 9 kg a 18 kg) –, as crianças devem usar a cadeirinha.
Esse equipamento é instalado de frente para o movimento na posição vertical. Possui sistema de retenção de cinco pontos, o que distribui melhor a energia do impacto em caso de colisão.

- CRIANÇAS DE 4 ANOS ATÉ 7 ANOS E MEIO: Assento de elevação (ou booster)

A partir dos quatro até completarem sete anos e meio de idade – ou enquanto estiverem na faixa de peso indicado limite pelo fabricante do dispositivo (geralmente de 15 kg a 36 kg) –, as crianças devem usar o assento de elevação (ou booster). Esse equipamento serve para que a criança, sentada, fique mais alta. Assim, o cinto de segurança do carro passará nas partes do corpo que são capazes de suportar o impacto de uma colisão ou freada brusca.

Lembre-se que este item de segurança é obrigatório para o transporte de crianças em automóveis até os sete anos e meio de idade. O descumprimento desta regra resulta em multa para o condutor do veículo.