Qual a diferença entre alinhamento e balanceamento?

10/11/2020

A Bentauto tira todas as suas dúvidas!

Qual a diferença entre alinhamento e balanceamento?

Tanto o alinhamento quanto o balanceamento são fundamentais para o equilíbrio do automóvel enquanto estiver em movimento No entanto, os serviços não dizem respeito a um mesmo procedimento.

Enquanto o alinhamento corrige e ajusta os ângulos das rodas de acordo com as especificações da fabricante, o balanceamento regula a distribuição de peso entre os conjuntos de pneus e rodas do veículo.

Ao realizar o alinhamento, o motorista evita o desgaste excessivo dos pneus do veículo. Já ao fazer o balanceamento, o proprietário distribui o peso do veículo de maneira igual entre as quatro rodas evitando trepidações ao dirigir.

Um carro desalinhado ou desbalanceado aumenta o consumo de combustível do veículo. 

O que é o alinhamento?

O alinhamento é a correção dos ângulos das rodas do veículo. Elas devem sempre estar alinhadas verticalmente em relação ao solo e paralelas entre si. Dessa maneira, o ângulo das rodas será o mesmo que o do volante.

O principal benefício do alinhamento é contribuir para uma maior durabilidade do conjunto de pneus. Um veículo alinhado andará de maneira mais suave, com menos resistência ao rolamento dos pneus, já que todos eles estarão alinhados perpendicularmente ao asfalto.

O que é o balanceamento?

Já o balanceamento é um procedimento feito para compensar as diferenças de peso entre as rodas do veículo. O balanceamento pretende equilibrar os lados do veículo com o objetivo de evitar vibrações e prolongar a vida útil da banda de rodagem dos pneus.

Ao deixar o carro parado por muito tempo, é preciso adotar alguns cuidados para preservá-lo.

Os profissionais da Bentauto são treinados pela fábrica com o objetivo de garantir um serviço que realmente atenda as suas necessidades.

Entre em contato conosco e garanta sua segurança e tranquilidade ao dirigir seu VW.