Quando devo trocar meu pneu?

05/04/2021

Você sabe o momento certo de fazer essa troca?

Quando devo trocar meu pneu?

Trabalho, lazer, viagem, estrada, cidade. Não importa quanto, como ou para que você utiliza o carro, garantir a manutenção e o funcionamento seguro do veículo é fundamental.
Um dos equipamentos essenciais do carro são os pneus. São eles os responsáveis por garantir a estabilidade da direção, absorver os impactos, suportar cargas, amortecer as irregularidades da pista e trocar esforços com o solo, como acelerar, frear e realizar o movimento de uma curva.


Agora que já falamos da importância dos pneus, ficou claro que andar com eles danificados pode causar sérios acidentes.
Mas você sabe o momento certo de fazer essa troca?


A vida útil de um pneu pode depender muito e é consequência de uma série de fatores, como o tipo de uso que o motorista faz do carro, o clima, as condições das vias e os cuidados com os pneus.
A recomendação é que, de 5 em 5 anos, seja feita uma inspeção nos pneus, como o alinhamento de direção, a calibragem e o balanceamento das rodas. 10 anos é o período máximo de uso para carros populares. Os de performance, que atingem uma velocidade de 210 km/h tem vida útil mais reduzida.


Mas, como já falamos, a vida útil pode ser muito relativa dependendo do uso e das condições externas. Por isso, é preciso ficar atento a alguns sinais:
Um dos pontos mais importantes é quanto a banda de rodagem do pneu. Se ela estiver desgastada abaixo dos níveis de profundidade, a aderência do seu pneu pode estar comprometida. O TWI (Tread Wear Indicator), ou indicador de desgaste, mostra o limite máximo que os sulcos precisam ter de profundidade (1,6 mm).
Mas não é só pneu careca que precisa ser trocado. Aliás, o ideal é que você troque antes mesmo dos sulcos atingirem seu limite.


Vale ficar atento para outros pontos, como furo na banda de rodagem com mais de 6 mm de diâmetro; áreas danificadas do pneu, com objetos como pedras ou pregos; qualquer anormalidade nos bicos de válvula e sensações estranhas ao dirigir, como falta de maciez e vibração.
Precisa trocar seu pneu ou ainda não tem tanta certeza se esse momento chegou? Consulte um dos nossos especialistas.